São Paulo, segunda-feira, 14 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IUGOSLÁVIA

Baixa participação anula 2º turno da eleição para presidente da Sérvia

Por falta de quórum eleitoral, a Sérvia precisou ontem anular o segundo turno da eleição em que deveria ter escolhido o seu primeiro presidente após a deposição de Slobodan Milosevic.
A baixa participação se justificou pelas fortes chuvas e pelo boicote dos ultranacionalistas, chefiados por Vojislav Seselj e eliminados no primeiro turno. Nova eleição deve ser marcada.
No primeiro turno votaram 55% dos 6,5 milhões de eleitores. Ontem, votaram 41,7% deles. O pleito só seria válido se contasse com participação superior a 50% dos eleitores.
As pesquisas indicavam Vojislav Kostunica, atual presidente da Iugoslávia, como favorito para derrotar o economista Miroljub Labus. Um deles substituiria Milan Milutinovic, cujo mandato expira no começo de janeiro e que poderá, a exemplo de Milosevic, tornar-se réu no Tribunal Internacional de Haia, em razão de atrocidades cometidas em Kosovo.






Texto Anterior: Panorâmica - Chile: Comandante da Aeronáutica pede renúncia
Próximo Texto: Iraque: Para EUA, proposta de Bagdá é "jogo de palavras"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.