UOL


São Paulo, terça-feira, 14 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ÁSIA

CS da ONU autoriza as forças de paz da Otan a atuar no interior do Afeganistão
O Conselho de Segurança da ONU autorizou por unanimidade ontem que as forças de paz da Otan (aliança militar ocidental) no Afeganistão enviem tropas para qualquer parte do país.
Por enquanto, as tropas da Isaf (a sigla em inglês para Força Internacional para Assistência na Segurança) tinham atuação restrita apenas a Cabul (capital afegã) e a seus arredores.
O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, era um dos principais defensores da resolução.
Porém a resolução deve ter pouco impacto imediato, pois poucos países estão dispostos a enviar as tropas necessárias. A ONU também decidiu renovar por mais um ano a presença da Isaf no país.
"Essa resolução ajuda a aumentar a segurança no Afeganistão", disse o embaixador americano no CS da ONU, John Negroponte.
Além das forças da Isaf, há também no país tropas estrangeiras lideradas pelos EUA. O objetivo desse contingente não é a manutenção da paz. Os americanos estão combatendo membros da rede terrorista Al Qaeda e da milícia extremista Taleban, que governou o país até novembro de 2001, quando foi derrubada pelos EUA.

Texto Anterior: Religião: Cardeal quer campanha contra camisinha
Próximo Texto: Medicina: Siameses passam bem após longa operação
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.