São Paulo, quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Visita de Ahmadinejad acirra tensões sectárias no Líbano

Hoje, presidente iraniano visita bastião do grupo xiita Hizbollah

MARCELO NINIO
DE JERUSALÉM

Uma multidão foi ontem às ruas de Beirute receber o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, na sua primeira visita ao Líbano.
As ruas da capital foram cobertas de fotos de Ahmadinejad, que desfilou em carro aberto e recebeu uma chuva de arroz e pétalas de rosas.
Mas a recepção de herói ao presidente iraniano se resumiu à parcela xiita da população, num momento em que tensões sectárias ameaçam a estabilidade libanesa.
Após reunir-se com o presidente e o premiê do Líbano, Ahmadinejad esteve com o líder do grupo xiita Hizbollah, Hassan Nasrallah, considerado o político mais poderoso do país.
No subúrbio xiita da capital, o iraniano discursou para milhares de simpatizantes do Hizbollah, que é patrocinado por Teerã. Atacou o "colonialismo" dos EUA no Oriente Médio e elogiou a "resistência" libanesa contra Israel.
Hoje, o presidente iraniano irá ao sul do país, bastião do grupo.
Os muçulmanos xiitas se tornaram nos últimos trinta anos a maior e mais poderosa comunidade do país. O crescimento se explica pela forte emigração cristã e a taxa de natalidade mais alta entre os xiitas.


Texto Anterior: Foco: Resgatados ganham vinho, cruzeiro e até striptease
Próximo Texto: EUA: Consulado cria conta no Twitter para imprensa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.