UOL


São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BÁLCÃS

Presidente de Sérvia e Montenegro lastima "infortúnios" impostos a bósnios

Belgrado pede desculpas à Bósnia

DA REUTERS

O presidente de Sérvia e Montenegro, Svetozar Marovic, pediu desculpas ontem à Bósnia pela guerra que matou cerca de 200 mil pessoas, de 1992 a 1995. A maior parte dos mortos era muçulmana e foi vítima das forças sérvias da Bósnia, que contavam com o apoio de Belgrado.
Sua iniciativa ocorreu oito anos depois de as forças da Otan (aliança militar ocidental) colocarem fim ao conflito e imporem um acordo de paz. Há três anos, os dois países, que faziam parte da extinta Iugoslávia, estabeleceram relações diplomáticas e normalizaram suas relações.
Isso só ocorreu depois da saída de Slobodan Milosevic, líder nacionalista sérvio, do poder, em 2000. O ex-ditador está sendo julgado por um tribunal da ONU, em Haia, na Holanda, por crimes de guerra cometidos pelas forças sérvias na Bósnia, na Croácia e em Kosovo, na década passada.
Seu sucessor imediato, Vojislav Kostunica, visitou Sarajevo, a capital bósnia, três vezes enquanto estava no poder, mas jamais fez um pedido de desculpas formal.
Marovic, em sua primeira visita oficial a Sarajevo, onde cerca de 10 mil pessoas morreram durante os três anos e meio de confrontos com as forças sérvias, disse que havia chegado a hora do perdão.
"Quero aproveitar a oportunidade para pedir desculpas por todos os males e infortúnios impostos a qualquer pessoa da Bósnia-Herzegovina pela Sérvia e por Montenegro", declarou Marovic durante uma entrevista coletiva. O presidente bósnio, Dragan Covic, estava a seu lado.
Há dois meses, Marovic e o presidente croata, Stipe Mesic, disseram lamentar o sangue derramado no conflito entre os dois países, ocorrido na década de 90.
Marovic e Covic afirmaram que buscarão estreitar os laços entre ambas as nações, buscando uma maior integração com a Europa.

Sérvia
A Sérvia dissolveu seu Parlamento e anunciou a realização de eleições legislativas antecipadas em 28 de dezembro.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Panorâmica - Oriente Médio 1: Korei e Sharon devem se reunir em breve
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.