São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

La Paz vai pôr fim a estado de sítio em Pando

DA REDAÇÃO

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou ontem que decretará o fim do estado de sítio no departamento de Pando, no norte, até o próximo dia 23 para atender uma exigência da maior autoridade eleitoral do país.
Segundo o presidente da CNE (Corte Nacional Eleitoral), José Luiz Exeni, é impossível organizar o referendo sobre o novo texto constitucional, marcado para 25 de janeiro, na vigência da medida de exceção no departamento, com restrição de liberdades.
La Paz decretou estado de sítio em Pando em setembro em resposta ao massacre de ao menos 18 pessoas, a maioria camponeses pró-Morales.
O governo confinou o então governador de oposição Leopoldo Fernández e mais 11 pessoas sob acusação de desacato ao estado de sítio. Morales também acusa Fernández de envolvimento no episódio. Atualmente, 27 pessoas estão confinadas e, além de problemas legais, a oposição aponta perseguição políticas nas prisões.
A Corte Suprema de Justiça já declarou que Fernández, acusado pelo massacre por familiares das vítimas, tem foro privilegiado. La Paz ignorou.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Fidel expõe diferenças com as Farc em livro
Próximo Texto: Reunião do PS francês tenta reverter maré negativa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.