São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Índice

PERU


Montesinos teria fugido para ilhas Galápagos, segundo major do Exército peruano

O ex-chefe do serviço secreto peruano Vladimiro Montesinos pode ter fugido do Peru no dia 29 de outubro rumo às ilhas Galápagos (Equador), segundo o relato do major do Exército Alejandro Montes, que fez parte de sua equipe de segurança pessoal.
A declaração foi feita à deputada Anel Townsend, segundo um vídeo divulgado ontem por um canal de TV a cabo de Lima.
Montesinos foi o pivô da crise política que provocou o afastamento de Alberto Fujimori, de quem era braço direito, da Presidência do país, no mês passado.
Ele teve sua prisão decretada por corrupção, enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro do narcotráfico, obstrução da Justiça, sonegação, tráfico de influência, tortura e assassinato.
Ele havia retornado ao Peru no fim de outubro após passar um mês no Panamá, onde pedia asilo. Desde então, seu paradeiro permanecia desconhecido.
Segundo a versão apresentada ontem, Montesinos teria saído na madrugada do dia 29 em um veleiro particular acompanhado de um grupo composto pelos dois tripulantes, sua equipe de segurança -incluindo Montes-, duas mulheres e mais um homem.
Eles teriam se alojado em uma casa particular na ilha Isabela e depois passado à ilha costarriquenha de Cocos, onde os militares se separaram de Montesinos.


Texto Anterior: Diplomacia: Fidel recebe Putin para discutir acordo econômico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.