São Paulo, domingo, 15 de março de 2009

Texto Anterior | Índice

Irã também tem a sua rede em inglês de notícias

DE PEQUIM

Uma batalha diária pela audiência ocorre nas TVs do Irã.
A BBC lançou em janeiro a TV Persa (PTV) com noticiário, programas musicais, documentários e talk shows em farsi, o idioma local. Ela é ilegal no país, mas a reportagem da Folha viu várias famílias de classe média e nos bairros populares assistindo ao novo canal.
Apesar de proibidas, antenas parabólicas são onipresentes em Teerã. É raro visitar uma residência na capital do Irã onde o televisor não esteja sintonizado em canais proibidos pelo regime dos aiatolás.
A Voz da América, bancada pelo governo dos EUA como forma de disseminar influência, também tem canal em farsi.
Do outro lado, o regime iraniano lançou nos últimos dois anos três canais, dois em árabe e um inglês, a Press TV.
Com a cara da CNN, a PressTV é um canal de notícias 24 horas em inglês com 50 correspondentes no exterior, quatro deles cobrindo o conflito israelo-palestino -na maioria jornalistas americanos e britânicos, ironicamente ex-BBC.
O governo diz que a emissora é independente. A Folha viu até reportagem sobre desrespeito aos direitos humanos na China no canal iraniano.
Tanto a PressTV como a TV Persa da BBC têm orçamentos anuais de US$ 27 milhões, modestos comparados aos planos da CNN chinesa. (RJL)


Texto Anterior: Pequim quer criar "CNN chinesa"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.