São Paulo, domingo, 15 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodovias ainda são mais perigosas

de Nova York

Os acidentes rodoviários envolvendo pedestres, veículos de passeio e caminhões ainda são os que mais ocorrem nos EUA, de acordo com estudo do Departamento Nacional de Segurança dos Transportes (NTSB), que regulamenta o transporte no país.
Segundo a organização, dos cerca de 45 mil acidentes registrados no país em 1996, 41,7 mil foram rodoviários, a maioria (22 mil) envolvendo carros de passageiros.
A aviação ocupa o segundo lugar na avaliação do NTSB. No mesmo ano, os Estados Unidos registraram 969 acidentes aéreos, mais de 700 em linhas regulares de vôos.
Os acidentes com embarcações (navios, barcos) vêm em terceiro lugar na lista, totalizando 904 ocorrências em 96.
Problemas técnicos
Para a Flight Safety Foundation, boa parte dos acidentes aéreos são causados por defeitos em equipamento da cabine de controle dos aviões.
De acordo com pesquisa realizada pela fundação, que esse tipo de problema causou 71,7% dos acidentes nos últimos dez anos, enquanto problemas em outras partes das aeronaves provocaram 9% dos acidentes no mesmo período.
Na sequência, a associação identificou falta de manutenção adequada (6,2% dos casos), tempo ruim (4,1%) e problemas de comunicação com a torre de controle (3,4%). Falhas humanas e defeitos não identificados teriam causado o restante dos acidentes. (CP)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.