São Paulo, domingo, 15 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça os costumes e a origem dos beduínos

do enviado especial

Espécie de clichê visual da região, os beduínos são nômades que vivem principalmente nos desertos encaixados entre o norte da África e territórios da Arábia Saudita, Jordânia, Síria e Iraque. Falam árabe e, apesar de símbolo regional, nunca foram mais de 15% da população do Oriente Médio.
Atualmente, na Líbia, eles são 14,6% da população. Gaddafi fala em retorno ao deserto, mas os beduínos enfrentam um fim de século pouco propício ao nomadismo.
Em alguns casos, essa população nômade migra voluntariamente para as cidades, em busca de melhores condições. Também fincam raízes para trabalhar na indústria do petróleo ou na agricultura, geralmente em projetos patrocinados pelos governos de seus países.
O beduíno se dedica à criação de animais, e o prestígio de uma tribo depende da espécie que possui. Encabeçam o ranking os criadores de camelos, mais comuns no deserto do Saara e na Síria. Depois aparecem os nômades com ovelhas e cabras, presentes sobretudo em solo jordaniano, sírio e iraquiano. Há tribos na Arábia Saudita e no Sudão voltadas para a criação de gado. (JS)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.