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Campanha cortejará pobres, diz marqueteiro
DE BUENOS AIRES
Mirar nos pobres e esquecer
o apoio das classes média e alta,
perdido desde o conflito do governo com o campo. Essa será a
estratégia do casal Néstor e
Cristina Kirchner para as eleições legislativas nacionais de
junho, disse à Folha o publicitário Fernando Braga Menéndez, marqueteiro das campanhas kirchneristas desde a disputa presidencial de 2002.
"Vamos focar no setor onde o
governo de [Néstor] Kirchner
[2003-2007] é muito mais admirado e aceito. Não devemos
nos dirigir aos setores médios,
praticamente perdidos e que,
historicamente, prejudicaram
a si mesmos na Argentina",
afirmou Menéndez.
O marqueteiro justifica a opção: dos 9 milhões de eleitores
da Província de Buenos Aires
-a de maior peso eleitoral e
onde Néstor é candidato-, 6
milhões são de baixa renda.
Setores médios (2,5 milhões)
e altos (500 mil) que completam o quadro, afirma, são "contraditórios" e vítimas do "veneno dos grandes meios de comunicação". "Em pesquisas qualitativas, eles dizem que o governo destrói a classe média, mas
afirmam que a cidade está sendo invadida por carros zero
quilômetro."
O eixo da campanha serão as
realizações dos seis anos da era
Kirchner. "Reativação econômica, emprego e obra pública",
afirma Menéndez. Para transmitir a mensagem, o marqueteiro vai utilizar depoimentos
de "argentinos que viveram
nos últimos seis anos e que se
beneficiaram".
Na prática, a estratégia já está em curso desde o verão,
quando Kirchner, na condição
de presidente do Partido Justicialista, passou a encabeçar comícios peronistas nas cidades
empobrecidas do entorno de
Buenos Aires, região que soma
23% dos votantes do país, pedindo "memória".
Menéndez afirmou que a
propaganda não vai explorar o
ideia do "eu ou o caos", esboçada em afirmações recentes de
Kirchner -a noção de que, se o
governo perder, voltará a crise
de 2001. "Mas, se houver opositores que digam o contrário explicitamente, usaremos." Disse
ainda que concentrará a publicidade em três meios: TV aberta, rádio e vias públicas.
(TG)
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