São Paulo, sábado, 15 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

EUA sugeriram idéia

Palestinos rejeitam Estado provisório

DA REDAÇÃO

A Autoridade Nacional Palestina (ANP) rejeitou ontem a idéia de um Estado palestino provisório, sugerida pelo secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, e disse ser contra qualquer acordo que não inclua o final da ocupação da Cisjordânia, da faixa de Gaza e de Jerusalém Oriental.
O plano norte-americano prevê que temas como as fronteiras finais de um Estado palestino, Jerusalém, assentamentos judaicos e o retorno dos refugiados palestinos sejam discutidos em uma fase posterior indefinida.
"Espero que a administração norte-americana se concentre no assunto principal: o processo de paz e a retirada militar de Israel de volta às fronteiras de 1967, em um tempo determinado", afirmou o negociador palestino Saeb Erekat.
A União Européia vai acrescentar à sua lista de organizações terroristas, na semana que vem, três grupos palestinos, afirmaram ontem fontes européias. Seriam o grupo extremista Brigadas dos Mártires de Al Aqsa, ligado ao Fatah (grupo político de Iasser Arafat), a FPLP (Frente Popular para a Libertação da Palestina) e a Frente de Libertação da Palestina.

Sharon popular
Segundo uma pesquisa publicada ontem no diário israelense "Yediot Aharonot", 67% dos israelenses têm "confiança" no premiê Ariel Sharon "para dirigir o país com êxito". Mas 76% dos entrevistados disserem temer por sua vida por causa dos atentados.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Fora do poder: Palestras deram US$ 9 mi a Clinton
Próximo Texto: Panorâmica - Venezuela: Oposicionistas planejam ato contra Chávez
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.