São Paulo, sábado, 15 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUSTIÇA

Peru vai pedir a extradição de Fujimori
O governo do Peru aprovou ontem resolução para pedir ao Japão a extradição do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000). No documento, assinada pelo presidente Alejandro Toledo, o governo reconheceu seu principal obstáculo: os dois países não possuem nenhum acordo de extradição. Mas o Peru vai apelar ao direito internacional, que reconhece crimes contra os direitos humanos.
Fujimori, que possui cidadania japonesa, fugiu para Tóquio em novembro de 2000, no auge de um escândalo de corrupção. O ex-presidente é acusado de diversos crimes no Peru, incluindo corrupção e violações aos direitos humanos. Ele nega todas as acusações e se recusa a voltar ao Peru, dizendo que não teria um julgamento justo no país.
O Ministério das Relações Exteriores do Peru disse que a tradução, para o japonês, do pedido de extradição deve levar dois meses.



Texto Anterior: Europa: Proposta antiimigração causa polêmica
Próximo Texto: Cuba: EUA criticam referendo pró-socialismo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.