São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTRANHOS NO PARAÍSO

Blitz prende mais de 2.100 imigrantes ilegais nos EUA

DA REDAÇÃO

Pelo menos um brasileiro foi preso pela blitz promovida pela Agência de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos EUA (ICE), que já deteve mais de 2.100 imigrantes ilegais no país. José Ferreira da Silva, 35, foi detido em sua casa, em Boston, no começo da manhã de ontem.
A operação, chamada "Devolução ao Remetente" começou no último dia 26 e, segundo as autoridades, tem como alvo pedófilos, integrantes de gangues e outros criminosos violentos, além de pessoas que, como Silva, entraram novamente no país após serem deportados.
Mais de 800 pessoas presas na operação já foram deportadas. Do total, pelo menos 720 foram detidas na Califórnia. Outras 55 pessoas foram presas trabalhando na construção de uma área de segurança reforçada no aeroporto internacional de Dulles, no Estado de Virgínia.
O brasileiro havia sido preso em 2002 e deportado, mas voltou aos EUA e pode agora ser condenado a até 20 anos de prisão.
"Isso manda uma mensagem", disse o agente de deportação Daniel Monico, diante da casa em que Silva estava. "Quando deportamos, estamos falando sério."
Segundo Marc Raimondi, porta-voz da ICE, que faz parte do Departamento de Segurança Interna, as fronteiras do país estão sendo "vigiadas a partir de dentro".
A maioria dos presos tem como origem México, Honduras, El Salvador, Guatemala e Bolívia e está sendo levada para o centro de detenção da ICE em El Paso, Texas. A agência estima que haja cerca de 500 mil imigrantes ilegais fugitivos nos EUA.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: EUA: Homem é preso após esfaquear 4 em Nova York
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.