São Paulo, sexta-feira, 15 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OTAN

EUA rejeitam pôr escudo no Azerbaijão

DA REDAÇÃO

O secretário da Defesa dos EUA, Robert Gates, afirmou em um encontro com o ministro da Defesa da Rússia, Anatoly Serdyukov, que a proposta de Moscou de instalar parte do escudo antimísseis americano numa base russa no Azerbaijão não pode substituir o projeto original dos EUA, que é instalar partes do escudo na Polônia e na República Tcheca.
Gates e Serdyukov estão em Bruxelas, em uma reunião de ministros da Otan (aliança militar ocidental) e da Rússia. Os ministros se comprometeram a estudar as implicações "políticas e militares" da instalação do escudo, bem como a ampliação do aparato de defesa.
A idéia do sistema antimísseis americano é, segundo alega Washington, proteger o Ocidente de um eventual ataque do Irã. Moscou afirma que sua instalação no Leste Europeu ameaça a soberania russa. No encontro do G8, na semana passada, o presidente Vladimir Putin propôs pôr o escudo no Azerbaijão.
Uma decisão final da Otan só deve sair em abril do ano que vem.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Igreja católica: Vaticano quer que fiéis parem de ajudar Anistia Internacional
Próximo Texto: Nova York: JP Morgan terá prédio onde ficava o WTC
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.