São Paulo, domingo, 15 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE GLOBAL

G8 alerta para riscos de alta de commodities

DA REUTERS

O G8 (grupo dos países mais ricos do mundo) alertou ontem, em encontro de seus ministros das Finanças no Japão, que os preços das commodities podem corroer parte do crescimento econômico.
Os ministros não citaram plano para acalmar os mercados devido à alta dos preços dos combustíveis e dos alimentos. Na avaliação de alguns deles, parte dessa alta pode estar relacionada com especulação nos mercados futuros. Não houve consenso, porém, a ponto de ser feito um pronunciamento.
Um pedido da Itália por regulação para diminuir especulações nos mercados futuros de petróleo encontrou resistência de EUA e Reino Unido. Muitos ministros pareciam mais preocupados com o desaquecimento das economias atingidas pela crise de crédito do que com a elevação de preços.
O secretário do Tesouro norte-americano, Henry Paulson, disse que o petróleo caro pode estender o desaquecimento dos EUA; o FMI mencionou prolongada fraqueza econômica, e o comissário econômico da União Européia, Joaquin Almunía, alertou sobre a estagflação dos anos 1970.


Texto Anterior: Afeganistão: Fugitivos em ação do Taleban contra prisão passam de mil
Próximo Texto: Irã rejeita suspensão de projeto nuclear
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.