São Paulo, sábado, 15 de julho de 2006

Texto Anterior | Índice

MÉXICO

Obrador quer mais protestos pela recontagem de votos

DA REDAÇÃO

O esquerdista Andrés Manuel López Obrador convocou seus militantes a montar acampamentos na frente dos 300 distritos eleitorais do país para pressionar a Justiça Eleitoral a promover a recontagem total dos votos da eleição do último dia 2.
Se houver uma recontagem "voto por voto, urna por urna", López Obrador prometeu que pararia de organizar as manifestações. Mas afirmou que nunca reconhecerá a vitória do conservador Felipe Calderón.
"Aceitarei o resultado, ainda que com a convicção de que ganhei. Para mim, esta eleição foi fraudulenta do início ao fim, e Calderón seria um presidente espúrio".
A apuração oficial deu uma vantagem de 244 mil votos a Calderón. López Obrador apresentou um recurso em que alega "fraude em massa e intromissão do governo nacional na campanha".
O Tribunal Federal Eleitoral (Trife) começou a julgar os pedidos de impugnação ontem. Foram indeferidos os pedidos de dois candidatos independentes a presidente, que não puderam concorrer.
O Trife tem que responder a todos os recursos até 31 de agosto e declarar o presidente eleito em 6 de setembro, em decisão inapelável.
O esquerdista atacou seus próprios correligionários, dizendo que vários fiscais do seu partido foram "comprados" pela direita para não realizar bem o seu trabalho.
Em entrevista ontem na TV, o conservador Calderón pediu aos espectadores "não responder às provocações, pois confiamos em nossas autoridades e leis".


Com agências internacionais

Texto Anterior: Chile: Bachelet muda gabinete pela primeira vez
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.