São Paulo, terça-feira, 15 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resultado final sai só em 15 dias

DA AGÊNCIA FOLHA, EM ASSUNÇÃO

A Justiça Eleitoral paraguaia não deverá confirmar os dados da apuração extra-oficial para garantir o maior grau de segurança possível. O interesse é que a votação seja divulgada sem eventuais pendências de recursos pedindo impugnações.
Os resultados oficiais só devem ser anunciados dentro de 15 dias, disse ontem Alberto Ramírez Zambonini, presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral. Segundo ele, nenhuma outra cifra preliminar será revelada antes de 28 de agosto. A posse do vice-presidente está prevista para a primeira sexta-feira de setembro.
A Agência Folha apurou que a apuração extra-oficial promovida na manhã de ontem consolidou a vitória do candidato Julio César Franco, com uma vantagem de cerca de 1,6 ponto percentual.
Questionado sobre a razão de segurar o resultado final, o assessor da Justiça Eleitoral Carlos Ljubetic disse que a decisão de anunciar apenas até 90% havia sido tomada antes do encerramento das apurações de anteontem.
""Desde o início, nós avisamos que não divulgaríamos os 100% das apurações na noite de ontem (anteontem). Temos motivos para isso. Executamos essa tarefa com absoluta transparência. Quando informarmos os 100% dos resultados, isso será definitivo", disse.
A apuração dos votos e os festejos correram com uma tranquilidade que chegou a surpreender os paraguaios. Na madrugada de ontem, houve festejos dos partidos Colorado e Liberal. Lado a lado, os simpatizantes mantiveram a calma. (LG)




Texto Anterior: Eleição para vice: Gabinete paraguaio entrega seus cargos
Próximo Texto: Vencedor pode buscar Presidência na Corte Suprema
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.