UOL


São Paulo, sexta-feira, 15 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Apagão de 1977 provocou saques e caos na cidade

DA REDAÇÃO

Numa noite quente de julho de 1977, por volta das 21h, um raio cortou a rede de eletricidade de Nova York, provocando um blecaute que atingiu milhões de nova-iorquinos. Diferentemente do que ocorreu num blecaute similar, em 1965, que foi caracterizado pela calma, o blecaute de 1977 levou a cidade ao caos.
Em diferentes pontos da cidade, grupos de pessoas ensandecidas atearam fogo a carros e lojas, quebraram janelas de casas e de estabelecimentos comerciais e roubaram o que puderam encontrar: de eletrodomésticos a carros de uma concessionária situada no Bronx.
Segundo a polícia local, houve 1.037 focos de incêndio em Nova York. De acordo com a rede de TV CNN, cerca de 4.500 pessoas foram presas durante o caos, que começou na noite de 13 de julho e durou 25 horas. Ainda segundo a CNN, o custo total da balbúrdia provocada pelo blecaute chegou a US$ 61 milhões.


Texto Anterior: Canadá e EUA divergem sobre causa
Próximo Texto: Voluntários substituem semáforos em NY
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.