UOL


São Paulo, sexta-feira, 15 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oferta de energia na área de NY está no limite

FERNANDO CANZIAN
DE WASHINGTON

Um problema típico de oferta e demanda pode ter sido o responsável pela dimensão do blecaute de ontem nos Estados Unidos.
A oferta de energia em toda a região de Nova York vem chegando ao limite nos últimos anos e atinge pontos críticos durante o verão por causa dos milhões de aparelhos de ar-condicionado ligados na cidade.
No inverno, o mesmo problema ocorre, só que na direção inversa, no Canadá, onde boa parte do sistema de aquecimento doméstico e empresarial depende da energia elétrica.
Segundo Edwin Anthony, vice-presidente do Edison Energy Institute (EEI), que representa cerca de 70% das empresas de energia elétrica nos EUA, o problema de ontem "provavelmente" teria ficado restrito a uma região menor se a demanda não estivesse no limite.
"O sistema tem estado instável, pois é preciso que haja uma relação perfeita e em tempo real entre a geração da energia e o tamanho da demanda. E isso não vem ocorrendo", diz Anthony.
"Com um sistema sem folga como o atual, algo provocou, entre as linhas de transmissão, o alastramento de um problema que deveria ter ficado muito mais restrito", afirma.
O provável corte no suprimento de energia da unidade canadense de geração não teria sido compensado por outras geradoras pelo fato de todas estarem, no momento, trabalhando praticamente no limite.
O vice-presidente do EEI pondera, no entanto, que o bloqueio funcionou para várias regiões importantes, como em toda a Pensilvânia, ao sul de Nova York, e boa parte de Nova Jersey.
Anthony disse ontem à noite que ainda era difícil saber, mas que o blecaute provavelmente envolveu empresas privadas e públicas, como a State Power of New York, responsável por boa parte do sistema no Estado. "O sistema é totalmente interconectado entre várias empresas que fazem, cada uma, uma parte."


Texto Anterior: Voluntários substituem semáforos em NY
Próximo Texto: Libéria: Mais de cem marines desembarcam em Monróvia
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.