São Paulo, domingo, 15 de agosto de 2004

Texto Anterior | Índice

Intensidade é "inexplicável"

ANDREW C. REVKIN
DO "NEW YORK TIMES"

Ao transformar-se de um furacão relativamente comum, de categoria 2, em uma tempestade extrema, de categoria 4, em apenas cinco horas, o Charley ilustra os limites da previsão meteorológica. John L. Beven, especialista do Centro Nacional de Furacões, em Miami, disse que o explosivo desenvolvimento da da tempestade era "extremamente inusual" e , até o momento, inexplicável.
Na sexta, o centro havia previsto que a tempestade atingiria a Flórida como furacão de categoria 2. Mas então algo aconteceu sobre o golfo do México, diz Beven. Possivelmente um pulso extra de energia das águas quentes do golfo.
As mudanças ocorreram num ritmo raramente visto. Na previsão das 11h, o Charley atingiria a Flórida com ventos de 160 km/h. Às 15h50, chegou à costa com ventos de 232 km/h, apenas 16 km/h a menos do que o necessário para torná-lo um furacão de categoria 5, o mais destrutivo na escala de Saffir-Simpson.
Os meteorologistas se tornaram adeptos da previsão dos caminhos de certos furacões gigantes, integrando medição da velocidades dos ventos e variações da pressão atmosférica. Mas, dizem eles, erros ao julgar a intensidade dos fenômenos ainda são comuns devido à falta de medição de fatores como temperatura da água e modificações momentâneas das condições atmosféricas.
Algumas vezes as tempestades podem perder força tão abruptamente quanto ganham intensidade. Em outubro de 2002, o furacão Lili atingia o Estado da Louisiana como categoria 4,quando subitamente perdeu força e caiu para a categoria 2.
Na maior parte das tempestades, há uma carência de dados que ajudariam a realizar previsões. Para Todd Miner, meteorologista da Universidade do Estado da Pensilvânia, há uma falta de monitoramento detalhado do comportamento dos furacões distantes da costa, o que limita a compreensão sobre como podem oscilar entre ciclos de intensidade e enfraquecimento.

Texto Anterior: Tragédia: Furacão Charley mata 13 pessoas na Flórida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.