UOL


São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 2003

Texto Anterior | Índice

GUERRA SEM LIMITES

Extremistas religiosos lhe dariam abrigo

Filho de Bin Laden comanda a Al Qaeda e vive no Irã, dizem EUA

DO "INDEPENDENT"

Saad bin Laden, um dos 23 filhos do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, é uma figura importante na rede terrorista e já orquestrou uma série de atentados desde o Irã, onde pessoas ligadas a setores religiosos extremistas lhe deram guarida.
A afirmação é dos serviços de informação dos EUA. Crê-se que a explosão de complexos residenciais habitados por ocidentais -na Arábia Saudita-, que deixou 35 mortos em maio, esteja entre os ataques dirigidos por ele.
No último ano, Saad (que tem por volta de 25 anos) tornou-se alvo da CIA, do FBI e de outras organizações que procuram desbaratar a Al Qaeda. ""Saad vem sendo visto como o substituto de seu pai", disse Kenneth Katzman, analista do Serviço de Pesquisas do Congresso, sediado em Washington. ""Como Osama está incomunicável, muitas pessoas acatam as ordens de Saad."
Autoridades americanas e sauditas crêem que Saad opere, há quase um ano, desde o Irã, onde encontrou o apoio de uma força de segurança de elite leal aos clérigos conservadores do país, denominada Força Jerusalém. Esta também estaria dando guarida a uma série de outras figuras importantes da Al Qaeda.
O Irã vem divulgando informações conflitantes sobre o tema, dizendo que mantém ""detidos" suspeitos de ligação com a Al Qaeda, mas não fornecendo maiores detalhes. Mas, no início deste ano, a Arábia Saudita acusou o Irã de recusar-se a cooperar com a caçada aos integrantes da Al Qaeda.
Por conta de suspeitas sobre as ambições nucleares do Irã e do fato de os EUA terem incluído o país no ""eixo do mal", já há preocupação com o momento escolhido para divulgar a informação de que existe um vínculo entre Teerã e o filho de Bin Laden.
Alguns dizem que o Irã usa os combatentes da Al Qaeda para aumentar seu poder de barganha em seus esforços para obrigar os EUA a fechar os campos de treinamento -no Iraque- do Mujahidin Khalq, um grupo guerrilheiro iraniano (armado por Saddam Hussein) que visa enfraquecer as autoridades iranianas.

Texto Anterior: Países islâmicos querem saída das forças da coalizão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.