São Paulo, terça-feira, 15 de novembro de 2005

Texto Anterior | Índice

ORIENTE MÉDIO

Secretária visita Amã

Rice afirma que acordo sobre Gaza está próximo

DA REDAÇÃO

A secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, prolongou ontem sua visita ao Oriente Médio numa tentativa de finalizar um acordo entre israelenses e palestinos sobre a fronteira de Gaza, afirmando que os dois lados estão próximos de um entendimento.
A passagem fronteiriça de Rafah, entre Gaza e Egito, está fechada desde a retirada de Israel em setembro. Sua reabertura é vista como essencial para melhorar a economia de Gaza e criar condições para as negociações de paz.
"Há um acordo em vista", disse Rice durante uma entrevista coletiva com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, em Ramallah. Ela também se reuniu com o premiê israelense, Ariel Sharon.
Abbas disse que um acordo é iminente, mas que os detalhes finais ainda precisam ser definidos.
Rice seguiu para a Jordânia para reunião com o rei Abdullah, após os atentados da semana passada em Amã, mas voltaria ainda ontem para Israel, em vez de ir para a Coréia do Sul, como planejado.
Israel, que manteve controle sobre as fronteiras e o espaço aéreo de Gaza desde a retirada, vem sofrendo pressão dos EUA para reabrir a passagem de Rafah para o comércio e o turismo.
Está em negociação ainda a abertura de uma passagem entre Gaza e Cisjordânia a partir de dezembro. "É muito importante para os palestinos comuns que haja liberdade de movimento entre Gaza e Cisjordânia", disse Rice.
Tanto israelenses como palestinos concordaram com a presença de observadores da União Européia em Rafah, mas divergem sobre a exigência de Israel de monitorar a passagem.
Israel teme que militantes se aproveitem da ausência de forças israelenses para contrabandear equipamentos para grupos armados em Gaza e defende que seja instalado um circuito de TV que mostre a movimentação na fronteira. Os palestinos são contra.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Evento Folha: Debate amanhã aborda poder dos americanos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.