São Paulo, sábado, 15 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NICARÁGUA

Opositores protestam contra suposta fraude em eleições

DA REDAÇÃO

Um dia depois de a Justiça nicaragüense autorizar a recontagem dos votos das eleições municipais, a oposição ao presidente Daniel Ortega convocou protestos para amanhã, alegando fraude eleitoral. Teme-se novos enfrentamentos entre opositores e partidários governistas.
A tensão e a polarização da sociedade nicaragüense se assemelham às de 1990, quando as eleições tiraram os sandinistas do poder.
Opositores argumentam que a recontagem de votos, autorizada só na capital Manágua, será insuficiente para garantir a validade das eleições do último domingo, que deram vitória à Frente Sandinista, de Ortega, em 99 dos 146 municípios em disputa.
No dia seguinte ao pleito, manifestantes pró-governo e opositores se enfrentaram nas ruas, usando pedras e armas de fogo.
Os protestos de amanhã serão em León, segunda maior cidade do país, onde cédulas eleitorais foram encontradas no lixo, segundo dirigentes da oposição. Eles também alegam que alguns colégios eleitorais de Manágua fecharam três horas antes do previsto, apesar das filas de votantes.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Colômbia: Calotes causam mais duas mortes, e Uribe faz mea-culpa
Próximo Texto: Sucessão nos EUA / Departamento de Estado: Hillary é cotada para ser chanceler
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.