São Paulo, domingo, 15 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caracas vê alta em taxa de homicídios

DA REPORTAGEM LOCAL

A deterioração da segurança pública na Venezuela pega o governo Hugo Chávez no contrapé. Em 1999, quando Chávez assumiu, Venezuela e Brasil, por exemplo, tinham a mesma taxa de homicídios: 25 para cada 100 mil habitantes. Hoje, o índice é mais que o dobro na Venezuela. Já a taxa brasileira se estabilizou.
Embora a gestão Chávez não divulgue dados completos há quatro anos, projeções privadas situam a taxa de homicídios em 52 por 100 mil habitantes. A violência tem foco na Grande Caracas, onde o índice em 2007 foi de 130 por 100 mil. Para Pedro Rangel, do Instituto de Investigações de Convivência e Segurança Cidadã, o avanço do crime organizado é uma causa.
Contribui para o quadro a falta de confiança na polícia -93% dos homicídios ficam impunes. Opositor de Chávez, o governador do distrito de Caracas, Antonio Ledezma, centrou sua campanha no combate ao crime e venceu. Perdeu, porém, controle sobre a polícia metropolitana por uma manobra do governo.


Texto Anterior: Insegurança pressiona governos latinos
Próximo Texto: Ação anticrime cresce na agenda eleitoral de Uruguai e Bolívia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.