São Paulo, segunda-feira, 16 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Graziano realizará missão de combate à fome em Haiti, Guatemala e Paraguai

KENNEDY ALENCAR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Virtual diretor da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) para a América Latina e o Caribe, José Graziano da Silva, 56, diz que terá como "missão emergencial" elaborar programas de combate à fome para Haiti, Guatemala e Paraguai. Pretende ainda lançar uma versão do Fome Zero no subcontinente para reduzir à metade até 2015 os 60 milhões de pessoas que passam fome na região, segundo estimativa de 1996.
"A situação no Haiti é preocupante. Há uma falência de todo o setor público. Apenas com a reconstrução de organizações da sociedade civil e do governo poderemos avançar. A FAO terá papel importante nisso", diz Graziano, que deixará a assessoria especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva até meados de março para assumir sua posição.
Graziano afirma que o programa para a Guatemala se deve ao furacão que deixou milhares de desabrigados, que passam fome. Especialista em questão fundiária, Graziano diz que "está se formando na área da chamada fronteira seca entre o Brasil e o Paraguai uma das situações mais explosivas no campo na América Latina". Ele diz que tem menor preocupação com ocupações do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), pois "há lideranças com as quais as autoridades podem dialogar". Graziano teme que a área de fronteira não tenha lideranças para conter eventuais conflitos fundiários. "É uma área onde há narcotráfico, roubo de cargas e febre aftosa."
O assessor de Lula diz que o presidente o incentivou a assumir a diretoria da FAO para que o Brasil conquiste posições importantes em organismos internacionais. Em recentes episódios, o Brasil lutou por assentos na burocracia de entidades da ONU e não foi feliz.

Texto Anterior: Missão no Caribe: Só 2% dos militares brasileiros sofreram de estresse no Haiti
Próximo Texto: Panorâmica - EUA: Jovem baleado por policial é declarado morto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.