São Paulo, terça-feira, 16 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÚSSIA

Europa e EUA criticam vitória de Putin

DA REDAÇÃO

Um dia depois de ser reeleito com 71% dos votos, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi alvo de críticas de observadores europeus. Anteontem, o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, e a assessora de Segurança Nacional, Condoleezza Rice, já haviam criticado a falta de acesso dos opositores à mídia estatal, que domina as televisões do país.
A Organização pela Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) afirmou que a mídia estatal estava com viés pró-Putin. "O processo eleitoral como um todo não reflete adequadamente o princípio necessário para uma eleição democrática saudável", disse Julian Peel Yates, chefe da missão da OSCE enviada como observadora a Moscou. "Elementos essenciais, como um discurso político aberto e pluralismo significativo, estavam ausentes." Essa visão foi compartilhada pelo comissário de Relações Exteriores da União Européia, Chris Patten. "Não estou certo de que mídia tenha dado uma cobertura adequada a todos os candidatos", afirmou.
O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Joschka Fischer, disse, na Comissão de Direitos Humanos da ONU, que a Rússia precisa respeitar mais os direitos humanos na Tchetchênia, onde o governo realiza uma dura repressão a rebeldes, responsáveis por uma série de atentados terroristas no país.
Além de controlar a imprensa e de ferir os direitos humanos na Tchetchênia, Putin é acusado de ter um estilo autocrático de governar e de promover integrantes dos serviços de segurança para altos cargos no governo.
O presidente dos EUA, George W. Bush, telefonou ontem para Putin e afirmou que o colega russo deve aprofundar ainda mais o seu compromisso de realizar reformas, segundo o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oriente Médio: Israel prepara resposta a duplo atentado
Próximo Texto: Panorâmica - Síria: Após choques, curdos protestam contra regime
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.