São Paulo, segunda, 16 de março de 1998

Próximo Texto | Índice

"MAIOR DEMOCRACIA DO MUNDO'
Presidente nomeia primeiro-ministro após nenhum partido obter maioria no Parlamento
Nacionalista retorna ao poder na Índia

das agências internacionais

Atal Behari Vajpayee, 71, líder do Partido Bharatiya Janata (PBJ, nacionalista hindu), foi designado ontem primeiro-ministro da Índia pelo presidente do país, Kocheril Raman Narayanan.
A indicação encerra a incerteza política em que vivia o país desde os resultados das eleições gerais há duas semanas, na qual nenhum partido obteve maioria.
A outra candidata ao cargo, Sonia Gandhi, 51, viúva do primeiro-ministro Rajiv Gandhi e nomeada líder do Partido do Congresso no sábado, havia declarado ao presidente Narayanan que seu partido não contava com um número suficiente de parlamentares para formar o novo governo.
O PBJ conquistou o maior número de cadeiras nas últimas eleições, mas também não alcançou a maioria parlamentar.
A decisão do presidente só se oficializou depois que o Partido Regional do Sul e seus aliados comunicaram que seus 27 deputados apoiariam uma administração encabeçada por Vajpayee.
Aprovação
Em seu comunicado de três páginas, o presidente Narayanan listou, entre os fatores que o levaram à decisão, o fato de Vajpayee poder contar com o apoio de 264 dos 539 parlamentares e com a prometida abstenção dos 12 deputados do Partido Telugu Desam.
O novo primeiro-ministro deve assumir o governo no dia 19 e terá que apresentar, no prazo de dez dias, uma moção de confiança ao Parlamento, cuja aprovação confirma oficialmente o governo.
O Partido do Congresso, que detém o segundo maior número de cadeiras no Parlamento, anunciou que "aceita a decisão do presidente, mas que tentará derrotar a moção de confiança do novo governo".
O Partido do Congresso também reafirmou que continuará a negociar com outros partidos para formar um governo de coalizão.
É a segunda vez que Vajpayee ocupa o cargo de primeiro-ministro. Em 1996, o governo do líder nacionalista durou apenas 13 dias, por que não conseguiu obter maioria no Parlamento.
Agora, os nacionalistas terão de se sustentar a partir da aliança que mantêm com vários partidos minoritários e díspares, que vão desde os regionalistas até os socialistas radicais.
Desafios
"Considero isso uma grande responsabilidade. É não apenas uma honra, mas um grande desafio. Aceito o desafio", disse Vajpayee ao receber a indicação.
Um dos maiores desafios à ascensão do PBJ deve ser enfrentar a oposição do Partido do Congresso, sob a liderança de Sonia Gandhi.
A ascensão súbita de Sonia Gandhi à liderança do mais antigo partido político da Índia confirma a influência da dinastia Gandhi na política do país, que já teve Jawharlal Nehru, sua filha Indira Gandhi e o filho dela Rajiv entre seus chefes de governo.
Além da aprovação política, contudo, a grande dificuldade do governo de Vajpayee será definir novos rumos para a economia indiana e fazer o país sair da atual crise.
A decisão mais imediata de seu governo será determinar novas medidas econômicas até o dia 31, último dia para aprovação do balanço fiscal de 1997/1998, e definir o orçamento para este ano e o próximo.



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.