São Paulo, quarta-feira, 16 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

General liga Guantánamo a Abu Ghraib

DA REDAÇÃO

Os abusos cometidos contra presos em Abu Ghraib foram inspirados no estilo de interrogatório usado em Guantánamo, segundo Janis Karpinski, general que comandava a prisão iraquiana.
Em entrevista à BBC, Karpinski disse que o general Geoffrey Miller, o novo responsável pelas prisões no Iraque e ex-responsável por Guantánamo (prisão em Cuba onde os EUA mantêm suspeitos de terrorismo), ordenou novos procedimentos nos blocos em que os iraquianos eram interrogados.
"Miller disse que os prisioneiros eram como cachorros e que, se nós permitíssemos que eles acreditassem que eram mais que cachorros, teríamos perdido o controle."
Karpinski disse que ela e seus soldados são bodes expiatórios. "Sei que eles acreditavam estar seguindo instruções de alguém autorizado a dar instruções." O general George Casey foi nomeado comandante das forças de ocupação e substituirá o general Ricardo Sanchez.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Bush condiciona entrega de Saddam
Próximo Texto: Religião: Inquisição não foi tão mortal, diz Vaticano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.