São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Saída não tem prazo

Israel pode transferir Jenin aos palestinos

DA ASSOCIATED PRESS

Israel está planejando entregar a cidade de Jenin, na Cisjordânia, ao controle palestino num esforço para controlar a estabilidade no momento em que ocorra a retirada dos assentamentos judaicos nas proximidades, afirmaram autoridades israelenses e palestinas.
Não foi fixado um prazo. Israel quer antes que a Autoridade Nacional Palestina desarme os militantes que operam na cidade.
Os dois lados discutiram a entrega durante uma reunião de coordenação de segurança na noite de terça-feira, segundo afirmou o ministro do Interior palestino, Tawfiq Abu Khoussa. Autoridades israelenses confirmaram que a retirada foi discutida.
Israel pretende desocupar quatro assentamentos na Cisjordânia e outras 21 colônias israelenses na faixa de Gaza, segundo plano previsto para começar em agosto.
Jenin não consta da lista de cinco cidades a serem transferidas para controle palestino conforme o cessar-fogo declarado em fevereiro entre o presidente palestino, Mahmoud Abbas, e o premiê israelense, Ariel Sharon.
Uma desocupação israelense de Jenin, porém, pode significar o fim de uma constante fonte de violência entre forças israelenses e militantes palestinos.
Ao contrário de Gaza, onde Israel pretende pôr fim a sua presença militar ao lado da retirada de assentamentos, Israel não se comprometeu a fazer uma retirada militar do norte da Cisjordânia. Uma base militar nos arredores de Jenin está sendo reformada por Israel.


Texto Anterior: Petróleo foi razão da Guerra do Iraque, diz Blix
Próximo Texto: Eleição: Para ajudar linha dura, candidato a presidente do Irã abandona disputa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.