São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEERÃ NA MIRA

Diplomatas dos EUA e Irã terão contato inédito em 29 anos

DO "NEW YORK TIMES"

O presidente dos EUA, George W. Bush, autorizou o mais significativo contato diplomático com o Irã desde a ruptura em 1979, enviando o número 3 do Departamento de Estado à Suíça para um encontro sobre a suspensão do plano nuclear iraniano.
Neste sábado, William Burns, subsecretário de Estado para Assuntos Políticos, se reúne com o responsável pela diplomacia na União Européia, Javier Solana, e o negociador iraniano para a questão nuclear, Saeed Jalili, informou um alto funcionário americano em condição de anonimato. O anúncio oficial deve acontecer hoje.
Quando crescem as tensões entre os dois países, a decisão é uma guinada em relação à insistência da Casa Branca de não negociar com Teerã sobre o programa nuclear até que o governo persa interrompa o enriquecimento de urânio. Teerã diz que o objetivo de seu programa nuclear é pacífico, mas para os EUA e outras potências ocidentais ele visa a bomba.
Na reunião, o negociador iraniano deve responder à oferta de incentivos econômicos e tecnológicos feita pela União Européia em troca do fim do programa.
Ainda ontem, o Pentágono disse que o Irã tem mísseis que podem chegar ao Leste Europeu, onde os EUA querem instalar um escudo antimísseis contra o qual Moscou protesta. Foguetes recém-testados, com alcance de 2.000 km, não chegam à Europa -mas sim a Israel.


Texto Anterior: Tratado de Lisboa: Sarkozy quer que a Irlanda repita votação
Próximo Texto: Troca de Presos: Israel aprova acordo com Hizbollah e indulta prisioneiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.