São Paulo, quinta-feira, 16 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o processo de canonização

DA REDAÇÃO

A canonização é o processo que leva alguém a ser considerado santo. O candidato deve provar virtudes heróicas e poder para conceder graças (milagres).
Chama-se postulador o "advogado" do candidato a santo. Ele deve documentar o processo, buscar testemunhos e demonstrar supostos milagres. Há várias etapas no processo, como servo de Deus e venerável, quando o papa reconhece virtudes heróicas. O candidato vira beato quando se reconhece que realizou um milagre. Para se tornar santo, um novo milagre deve ser reconhecido.
Para demonstrar o suposto milagre, os postuladores devem escolher um caso e demonstrar que a intervenção do candidato foi fundamental. O milagre mostra que ele está ao lado de Deus e pode interceder a favor de seus fiéis.
A maioria dos supostos milagres se refere a curas. Para levar à beatificação, a cura deve ser instantânea, perfeita, duradoura e não-explicável cientificamente. Depois de médicos do país emitirem pareceres, há uma consulta a médicos no Vaticano. Reconhecido o milagre, o papa decreta o candidato beato, que pode ser objeto de culto público nos países em que viveu. A última fase para a canonização é a demonstração de mais um milagre, realizado após a beatificação. Aprovado, o santo pode ser cultuado em todo o mundo. (PDF)



Texto Anterior: Igreja: Beatificação de madre Teresa chega a Roma
Próximo Texto: Brasil ainda espera que igreja reconheça santo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.