São Paulo, quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Forte terremoto no Peru mata ao menos 15 e fere 200

Informação é da TV estatal; tremor atinge 7,7 graus na escala Richter e provoca alerta de tsunami na região, cancelado depois

DA REDAÇÃO

Um forte terremoto, de 7,7 graus na escala Richter, atingiu ontem Lima e outras cidades do Peru, provocando desabamento de casas, um incêndio em um shopping center e pânico nas ruas da capital.
Segundo a TV estatal peruana, o tremor matou ao menos 15 pessoas e feriu 200. O número de mortos foi confirmado pelo ministro da Saúde do Peru, Carlos Vallejos.
O canal de TV a cabo N, porém, falava em ao menos 17 pessoas mortas por conta do desabamento em uma igreja na cidade de Ica, 325 km ao sul de Lima.
O terremoto atingiu a capital peruana às 18h40 (20h40 no Brasil) e durou mais de um minuto. Centenas de pessoas deixaram casas e prédios e se aglomeraram nas ruas de Lima.
Pouco depois do abalo, o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, com sede no Havaí, advertiu para o risco de maremoto no Peru, Chile, Colômbia e Equador. O centro havaiano informou ter detectado a formação de uma onda gigante potencialmente destrutiva. O alerta de tsunami foi ampliado para o México e todos os países da América Central. No entanto, pouco depois das 23h30, o alerta foi cancelado.
Devido ao alerta de tsunami, a Defesa Civil peruana chegou a retirar moradores de La Punta, distrito na zona portuária limenha. O presidente Alan García pediu que a população ficasse afastada da costa.
A Colômbia também esvaziou o porto de Tumaco.

Epicentro
Segundo o Instituto Sismológico do Peru, o epicentro do abalo foi no mar, 169 km a sudoeste de Lima, a uma profundidade de 47 km. De acordo com o centro, as cidades mais próximas e mais afetadas foram Chincha e Ica, ao sul da capital peruana, onde várias casas desabaram.
Já o Centro de Pesquisa Geológica dos EUA registrou o início do abalo a 145 km de Lima, a uma profundidade de 41 km.
O governo peruano ordenou que os hospitais permaneçam em prontidão para receber possíveis vítimas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Mortos em ataque a seita curda sobem a 250
Próximo Texto: Máfia: Italianos são mortos a tiros em vendeta na Alemanha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.