São Paulo, segunda-feira, 16 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÍNDIA

Secretária escapa de atentado

Tensão na Caxemira cresce antes de eleição

DA REDAÇÃO

Uma emboscada de supostos militantes islâmicos contra o comboio da secretária de turismo da Caxemira, candidata nas eleições locais que começam hoje, deixou dois de seus guarda-costas mortos, segundo a polícia. Poucas horas depois, nove militantes islâmicos foram mortos por soldados indianos em um tiroteio na fronteira com o Paquistão.
A secretária Sakina Yatoo viajava acompanhada por soldados e seguranças particulares quando uma bomba explodiu em um dos carros de seu comboio. Em seguida os supostos guerrilheiros atiraram em sua direção. Yatoo saiu ilesa do atentado.
O governo indiano esperava a realização das eleições locais, realizadas em quatro datas diferentes entre hoje e 8 de outubro, de forma transparente e sem episódios de violência para tentar reduzir o apoio para os insurgentes islâmicos que lutam pela independência da Caxemira ou por sua incorporação ao vizinho Paquistão, de maioria muçulmana. A Índia diz que os ataques têm o apoio do Paquistão, que nega.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Caminhão com explosivos é descoberto em Cabul
Próximo Texto: Panorâmica - Itália: Naufrágio mata 14 liberianos na costa da Sicília
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.