São Paulo, domingo, 16 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMIGA DE FÉ

Indicada ao Supremo escreveu que Bush é "legal" e uma "benção" ao Estado do Texas

Cartas confirmam devoção de Miers

IURI DANTAS
DE WASHINGTON

Uma vez que poucos sabem como pensa a advogada Harriet Miers, nomeada para a Suprema Corte dos EUA, as cartas e bilhetes enviados por ela ao presidente George W. Bush dão pistas sobre o motivo de sua escolha: elogios e mais elogios ao texano como governador do Estado.
"Querido governador GWB, você é o melhor governador de todos os tempos, merecedor de grande respeito!", diz Miers em um cartão de 1997, ornado com a foto de um cachorrinho.
Criticada por conservadores mais radicais por não ser tão linha-dura quanto esperavam e pelo Partido Democrata pela falta de credenciais, Miers tem sido alvo de ataques diários.
Primeira mulher a presidir a Ordem dos Advogados de Dallas, Miers nunca foi juíza, o que não a elimina para o cargo. O problema é que seu grande trunfo, na visão da Casa Branca, são 20 anos de serviço fiel.
"Um dia Jenna e Barbara [filhas do presidente] reconhecerão que seus pais são legais, como o resto de nós fazemos (...) Continue o excelente trabalho. O Texas é abençoado!", escreveu ela em agosto de 2000.
Para ser confirmada no Supremo, Miers precisa ser aprovada pelo Senado. Se passar, substituirá Sandra Day O'Connor, que desempenhava a importante função de fiel da balança.


Texto Anterior: Garcia vê ação "díspar" dos EUA
Próximo Texto: Tragédia: Trauma no pós-desastre desafia vítimas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.