São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia negocia fornecimento de blindados à Venezuela

FABIANO MAISONNAVE
DE CARACAS

A Rússia anunciou ontem negociações para a venda de uma "grande quantidade" de veículos blindados BMP-3, considerados de última geração, à Venezuela. O negócio deve ser fechado dentro de um mês, segundo a Rosoboronexport, empresa estatal que administra a exportação de armamentos.
"A dinâmica do desenvolvimento das relações técnico-militares entre Rússia e Venezuela marca uma tendência ascendente", disse à agência Interfax Ígor Sevastiánov, vice-diretor da Rosoboronexport, ao anunciar as negociações. Ele não informou o número exato de unidades nem quando a entrega seria feita.
O BMP-3 pode carregar até dez pessoas, das quais três são tripulantes. Além da função de transporte, tem também um considerável poder de fogo, com um potente canhão de 100 mm, outro canhão de 30 mm e uma metralhadora.
A Venezuela é a principal compradora de armas russas na América Latina, com um total estimado de US$ 4,4 bilhões, o que inclui a aquisição de 24 caças Sukhoi. Os dois países ainda negociam submarinos e um sistema antiaéreo.
Durante uma visita do presidente venezuelano, Hugo Chávez, a Moscou, no final do mês passado, a Rússia anunciou a criação de um fundo de US$ 1 bilhão para financiar armamento à Venezuela.
Além das compras, Rússia e Venezuela aumentaram a cooperação militar. As Marinhas dos dois países farão uma inédita operação conjunta nos dias 10 e 14 de novembro, numa clara provocação aos EUA.


Texto Anterior: Após deixar Pando, 70 pedem refúgio a governo do Brasil
Próximo Texto: Diplomacia: Amorim fará em novembro visita ao Irã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.