São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁFRICA
Morrem 39 no segundo acidente com Antonov em duas semanas em Angola

Um avião Antonov (fabricação soviética) caiu ontem perto de Luanda, capital de Angola, matando as 39 pessoas a bordo, segundo informou a autoridade de aviação civil do país.
O avião, alugado pela companhia local Asa Pesada, se dirigia à cidade de Namibe, 700 km ao sul de Luanda, e levava 34 passageiros e cinco tripulantes, entre eles quatro ucranianos.
O acidente aconteceu por volta das 13h (10h em Brasília). Segundo testemunhas, o avião pegou fogo e caiu nos arredores de Luanda logo após levantar vôo.
O ministro dos Transportes de Angola, André Luís Brandão, disse que o acidente provavelmente foi causado por uma falha técnica na aeronave.
Foi o segundo acidente envolvendo aviões de fabricação soviética em Angola em duas semanas. No dia 31 de outubro, um Antonov caiu no norte do país, matando seus 48 ocupantes.
O governo atribuiu aquele acidente a uma falha de motor, mas a guerrilha rebelde Unita (União Nacional para a Independência Total de Angola) disse ter derrubado o avião, que estaria levando diamantes ilegalmente para fora do país. Nenhuma das versões foi confirmada.
Em março, um outro Antonov caiu no país, deixando três mortos e 30 feridos. A idade da frota e a falta de manutenção são apontadas como causas da onda de acidentes aéreos em Angola.


Texto Anterior: Panorâmica: Primeiro-ministro diz que Fujimori poderá renunciar antes de julho
Próximo Texto: Morre filho de presidente de honra da Fiat
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.