São Paulo, sexta-feira, 16 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ALEMANHA

Votação sobre envio de tropas pode causar queda da administração de Schröder
A votação hoje de uma moção de confiança relacionada ao envio de tropas ao Afeganistão -que pode levar ao colapso do governo de Gerhard Schröder- promete ser acirrada.
Líderes do SPD (Partido Social Democrata, na sigla em alemão) e dos Verdes, que formam a coalizão do chanceler (premiê) Schröder, pressionavam ontem deputados pacifistas pelo apoio à mobilização de 3.900 soldados à ofensiva liderada pelos EUA contra o Afeganistão.
Cinco deputados -um do SPD e quatro Verdes- disseram que votariam contra Schröder, pois não ficariam em paz com suas consciências se apoiassem o envio de tropas, mesmo que isso significasse derrubar o governo. Outros Verdes estavam indecisos.
A coalizão de Schröder tem 334 das 666 cadeiras do Bundestag, a Câmara Baixa. Se sete ou mais deputados da coalizão votarem contra Schröder, ele perde a moção. Nesse caso, eleições marcadas para o segundo semestre de 2002 devem ser adiantadas para o início do ano.
Os partidos de oposição prometeram votar contra ele mesmo apoiando o envio de tropas.
A votação -marcada para as 12h (9h em Brasília)- deve ser tão acirrada que a possível ausência de uma deputada Verde hospitalizada pode determinar seu resultado. Outra deputada, do SPD, está grávida e pode parir a qualquer momento.


Texto Anterior: Grafite
Próximo Texto: Investigação: Órgão de aviação dos EUA deve ordenar inspeção dos Airbus usados no país
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.