São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES NA VENEZUELA

Humorista desiste e só um opositor desafia Chávez

DA REDAÇÃO

O popular humorista venezuelano Benjamín Rausseo, 45, conhecido como "Conde El Guácharo", renunciou ontem à candidatura presidencial às eleições de 3 de dezembro. Ele explicou que o país está muito polarizado entre os dois favoritos e que ele é "de centro".
O presidente Hugo Chávez, que concorre a um terceiro mandato (o segundo após a aprovação da nova Constituição), é o favorito. Pesquisas divulgadas no início da semana o colocam cerca de 20 pontos percentuais à frente de Manuel Rosales, governador do Estado de Zulia, candidato de uma frente da oposição, embora um levantamento da empresa americana Penn, Schoen e Berland Associados, divulgado ontem, indicasse diferença de apenas seis pontos.
Rausseo tinha apenas 1% das intenções de voto. Hipertenso, ele havia sido internado na semana passada. "Acho que em um país que se polarizou tanto, onde há muito ódio em ambos os extremos, eu prefiro ficar no centro e sair pelo centro da pista", disse o humorista.
O "conde Guácharo" decidiu não apoiar nenhum candidato. Ele foi o primeiro candidato opositor a se apresentar para desafiar a reeleição de Chávez, que é presidente desde fevereiro de 1999. Rausseo pediu a Chávez que "dê liberdade para o povo votar em que tiver vontade". O apoio dado ao presidente venezuelano pelo colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, provocou nesta semana protestos de Rosales e de um integrante do Conselho Nacional Eleitoral.


Texto Anterior: A carismática, o liberal e o intervencionista
Próximo Texto: Japão: Alerta de tsunami provoca fuga de milhares
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.