São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REINO UNIDO

Blair anuncia projetos contra imigração ilegal e terrorismo

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DE LONDRES

Confirmando seu foco na segurança e no combate ao crime, o governo do premiê Tony Blair anunciou ontem planos para combater a imigração ilegal e deportar criminosos estrangeiros que cumpram pena no país.
As medidas foram parte dos 29 projetos de lei apresentados na cerimônia do discurso da rainha Elizabeth 2ª, que tradicionalmente abre o ano parlamentar britânico delineando os planos do governo para o período.
"Um projeto de lei será introduzido para dar mais poderes ao serviço de imigração para proteger as fronteiras do país, combater os imigrantes ilegais e facilitar a deportação dos que infringem a lei", dizia o texto lido pela monarca.
A proposta do governo prevê a deportação automática dos estrangeiros presos no Reino Unido após o cumprimento da pena e dá aos funcionários de imigração mais poderes para congelar dinheiro e bens de imigrantes ilegais, além de impor restrições mais rígidas para imigrantes com visto que venham em busca de emprego.
O governo também afirmou que ações "para gerar comunidades seguras e estáveis e para combater a ameaça do terrorismo" serão "centrais". Um dos projetos de lei dá à polícia "novos poderes para proteger o público da violência e de comportamentos anti-sociais".
A oposição acusou o governo de implementar uma "política do medo" que, segundo o líder conservador, David Cameron, só serve para acobertar "planos rasos".


Texto Anterior: Exílio em Miami: Verba dos EUA comprou games para cubanos
Próximo Texto: Israel responde a mísseis de palestinos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.