São Paulo, segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Americano pressiona Irã sobre o impasse em acordo nuclear

DA REUTERS

O presidente americano Barack Obama disse ontem que o tempo está se esgotando para uma solução diplomática para a questão do programa nuclear iraniano.
Proposta da Agência Internacional de Energia Atômica do dia 21 de outubro sugere que o Irã mande 75% de seu urânio pouco enriquecido para a Rússia e a França, como forma de dificultar a eventual tentativa de produção de uma bomba.
"Infelizmente, até o momento, o Irã parece ter sido incapaz de dizer sim para o que todos reconhecem como uma solução construtiva", disse Obama após conversas com o presidente russo Dmitri Medvedev, em Cingapura.
Um assessor do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad disse que nenhuma resposta oficial foi dada até agora. "Estamos esperando para ver a sinceridade dos países ocidentais em suas reivindicações", disse Mojtaba Samarareh-Hashemi.
Segundo o chanceler francês Bernard Kouchner, a república islâmica deve rejeitar o acordo desenhado pela ONU. "A resposta já foi praticamente dada, e é negativa. É uma pena", disse ele a um jornal israelense.
A Agência Internacional de Energia Atômica tenta salvar a proposta. Uma possibilidade seria o Irã guardar o urânio sob a custódia de um terceiro país amigo, como a Turquia. A ideia deve ser discutida neste mês.


Texto Anterior: ANP buscará apoio a Estado palestino na ONU
Próximo Texto: Afeganistão: Hillary cobra mais empenho de Karzai no combate à corrupção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.