São Paulo, segunda-feira, 16 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Ex-vice perdeu de Bush em 2000

Gore desiste de disputar a Presidência em 2004

DA REDAÇÃO

Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA (1993-2001) e candidato derrotado nas eleições presidenciais de 2000, decidiu que não irá disputar a Presidência do país pelo Partido Democrata em 2004.
"Eu decidi que não serei candidato. Pessoalmente, tenho a energia e ambição de fazer outra campanha. Mas creio que essa não é a coisa certa a se fazer", disse Gore para a rede de TV CBS.
Os nomes mais fortes para a candidatura democrata passam a ser os dos senadores John Kerry, de Massachusetts, John Edwards, da Carolina do Norte, e Joseph Lieberman, de Connecticut. Este último disputou a vice-Presidência na chapa de Gore em 2000.
Também estão sendo citados o deputado Richard Gephardt e o governador de Vermont, Howard Dean. Alguns democratas ainda têm esperança de que Gore recue de sua decisão. Nas eleições de 2000, Gore teve mais votos do que o presidente George W. Bush. Porém perdeu no Colégio Eleitoral.

Republicanos
As pressões para que o líder do Partido Republicano no Senado, Trent Lott, renuncie aumentaram ontem, quando seu potencial rival numa eleição interna afirmou que o partido deveria considerar a possibilidade de colocar outra pessoa em seu lugar.
Don Nickles, senador por Oklahoma e número dois do partido no Senado, foi o primeiro membro da cúpula republicana que disse que os republicanos deveriam fazer uma eleição para escolher um novo líder no Senado.
Lott enfrenta uma onda de críticas por ter dito que os EUA teriam sido um país melhor se o segregacionista Strom Thurmond tivesse sido eleito presidente em 1948. Ele já pediu desculpas por sua frase.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Colômbia: Terror põe Bogotá em estado de alerta
Próximo Texto: Panorâmica: Usina nuclear: Rússia diz que mantém projeto com Irã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.