UOL


São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por telefone, Lula cumprimenta Bush pela prisão do ex-ditador

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que considera a prisão de Saddam Hussein "um fato importante, na medida em que pode contribuir para abrir uma nova fase de transição democrática no Iraque" -conforme relato do porta-voz do Palácio do Planalto, André Singer.
Lula tem se posicionado contra a Guerra do Iraque e pressionou outros países a fazer o mesmo.
Segundo o porta-voz, Bush telefonou para Lula às 10h30 de ontem, e os dois conversaram por 15 minutos. O telefonema havia sido agendado com antecedência pela Casa Branca, para que Bush cumprimentasse o presidente brasileiro pela passagem do ano.
Singer disse que Lula mencionou a Bush suas conversas na recente viagem ao Oriente Médio. "Disse que havia tratado de temas comerciais e também que havia expressado aos dirigentes árabes as preocupações do Brasil com a paz no Oriente Médio. O presidente Bush considerou positiva a iniciativa brasileira e disse compartilhar da mesma preocupação com a paz naquela região."
Os dois analisaram as relações comerciais bilaterais, constatando que, "a despeito das diferenças existentes, as negociações têm avançado positivamente".
Por fim, ao trocarem cumprimentos de "bom Natal e feliz Ano Novo", combinaram de se reencontrar -pela quinta vez- na Cúpula Extraordinária das Américas, em janeiro, no México.
Em seu programa de rádio, Lula disse que a viagem ao Oriente Médio foi uma "garimpagem". "Você vai garimpar os espaços para que os produtos brasileiros possam entrar nesses países, para que a gente possa fazer uma grande relação comercial, desenvolver a nossa indústria e gerar riqueza e empregos aqui no Brasil."


Texto Anterior: EUA dispersam ato pró-Saddam em seu reduto
Próximo Texto: EUA dizem que captura estimula apoio no Conselho de Segurança
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.