São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REFORMAS
Ele quer voto por liberdade no pleito legislativo de amanhã
Khatami diz que dia da eleição entrará para a história do Irã

France Presse
Mulheres ligadas ao movimento reformista participam de ato político na Universidade de Teerã


das agências internacionais

O presidente do Irã, Mohamad Khatami, disse ontem que amanhã, data das eleições legislativas no país ,"será um dia histórico". "Esse dia mostrará a vontade do povo de ser independente e livre."
Ele pediu aos eleitores que compareçam às urnas para ajudá-lo a implementar seu programa de reformas políticas e econômicas.
Khatami enfatizou seus pedidos para que jovens e mulheres -porção do eleitorado que apóia os reformistas ligados ao presidente- participem do pleito.
"Com a sua presença, o povo não apenas mostrará sua vontade, mas também ajudará o governo a cumprir suas promessas."
A coalizão conservadora, politicamente ligada ao líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, disse ontem que manterá a maioria que detém no Parlamento.
Não há pesquisas de opinião no Irã, o que dificulta prognósticos. Com base nos resultados das eleições municipais e presidenciais dos últimos anos, analistas iranianos esperam vitória reformista.
O Conselho dos Guardiões, órgão supervisor controlado pelos conservadores, vetou ontem decisão do Ministério do Interior que previa a contagem de votos com ajuda de equipamentos eletrônicos. Isso deve retardar a divulgação dos resultados eleitorais.
Ontem foi o último dia de campanha eleitoral. Centenas de estudantes da Universidade de Teerã saíram às ruas com imagens de Khatami pedindo maior liberdade política e social.
Os conservadores fizeram atos eleitorais em seus redutos políticos: mesquitas e bairros tradicionalmente habitados por setores mais religiosos da sociedade.


Texto Anterior: Justiça: Indonésia vai julgar agressões em Timor
Próximo Texto: Venezuela: Governo Chávez é acusado de corrupção
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.