São Paulo, quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Índice

Argentina quer dificultar o acesso britânico às Malvinas

Novo decreto exige autorização para navegação rumo às ilhas

DE BUENOS AIRES

A Casa Rosada anunciou ontem medida que dificulta o acesso de navios britânicos às ilhas Malvinas, disputada por ambos países desde a Guerra das Malvinas (1982).
Estava prevista para esta sexta o desembarque nas Malvinas de plataforma britânica para prospecção de petróleo.
Decreto assinado ontem pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner, obriga embarcações que circulem pelas águas ou entre portos do país em direção às Malvinas a pedir prévia autorização ao governo.
Cristina criticou a decisão "unilateral" britânica de prospectar petróleo na região sob disputa e disse que "o Reino Unido se nega a discutir a questão, conforme ordena a ONU". Afirmou não se tratar de "questão menor", mas "da possibilidade de viver num mundo com regras que não a imposição do mais forte sobre o mais fraco".
O porta-voz da embaixada britânica em Buenos Aires disse à Folha que "compete só à Argentina o modo como aplica suas leis internas", mas reiterou que "o Reino Unido não tem dúvida quanto à sua soberania sobre as ilhas e os territórios marítimos circundantes, e está claro que a exploração de petróleo na região é um empreendimento totalmente legítimo". (SILVANA ARANTES)


Texto Anterior: Terremoto no Haiti é o mais destruidor, diz BID
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.