São Paulo, sábado, 17 de março de 2007

Texto Anterior | Índice

ELEIÇÕES NA FRANÇA

Pelo menos 11 conseguem registrar suas candidaturas

DA REDAÇÃO

Pelo menos 11 candidatos garantiram ontem o direito de disputar em 22 de abril o primeiro turno presidencial na França. Poderá haver um 12º, se José Bové, conhecido pelo hábito de destruir lavouras transgênicas, também seja reconhecido pelo Conselho Constitucional.
Não é necessário pertencer a um partido político ou ser indicado por uma convenção partidária para disputar a Presidência francesa. A única condição é a obtenção de 500 assinaturas de deputados, senadores, prefeitos ou integrantes dos conselhos regionais.
Bové disse ontem às 14h (hora de Brasília), fim do prazo para a apresentação das assinaturas "de apadrinhamento", que acreditava ter obtido o número necessário. Mas foi enigmático ao afirmar que esperaria pela checagem que aquela Corte faria, antes de se considerar plenamente na disputa.
Ele aparece nas pesquisas com no máximo 3% dos votos. Seus eleitores em grande parte emigrariam para a socialista Ségolène Royal.
Ontem de manhã o pré-candidato trotskista Olivier Besancenot obteve as 500 assinaturas necessárias.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Narcotráfico: México acha US$ 206 mi com criminosos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.