UOL


São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton critica política externa da gestão Bush

DA REDAÇÃO

O ex-presidente dos EUA Bill Clinton (1993-2001) criticou a política externa adotada por seu sucessor, George W. Bush, após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 e fez um apelo para que o atual presidente solucione os problemas internacionais criados pelo ataque ao Iraque.
"A longo prazo, devemos reunir a comunidade internacional. Em um mundo interdependente, não se pode matar ou prender todos os inimigos nem invadir os países deles", afirmou o ex-presidente durante uma palestra em Nova York.
"É com isso que nossa atitude se parece: sofremos um golpe terrível em 11 de setembro e por isso teríamos o direito de impor aos outros nossas posições", opinou.
Clinton disse ainda que o atual governo republicano reagiu com exagero à oposição à guerra no Iraque por parte do bloco liderado por França e Alemanha.
Clinton também fez ressalvas à política interior da administração Bush e disse que, se voltasse à Casa Branca, abandonaria o projeto de corte de mais de US$ 700 bilhões em impostos defendidos pelo atual presidente.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Custos: Guerra já custou US$ 20 bi aos EUA
Próximo Texto: Notas da guerra - Terrorismo: EUA dizem que não libertarão ex-guerrilheiro
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.