São Paulo, sábado, 17 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA pedem força estrangeira para proteger a ONU

DA REUTERS

Washington exortou outros governos a enviar soldados ao Iraque para proteger a missão da ONU, que deve retornar ao país. A proposta foi anunciada pelo representante americano no Conselho de Segurança da ONU, John Negroponte, cotado para ocupar a Embaixada dos EUA em Bagdá.
A nova força teria comando dos EUA, embora fosse uma unidade distinta para proteger a missão que deixou Bagdá no fim de 2003 após sofrer dois atentados -num deles morreu o brasileiro Sergio Vieira de Mello, representante do secretário-geral Kofi Annan.
Negroponte disse ainda que os EUA "querem muito" que a ONU retorne a Bagdá a tempo de ajudar na formação do governo provisório. No início da semana, Annan dissera que a péssima situação de segurança poderia atrasar a missão.
O novo mandato da ONU no Iraque deve ser objeto de uma resolução do Conselho de Segurança a ser proposta em breve pelos EUA e pelo Reino Unido.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Iraque ocupado: Insurgentes seqüestram soldado dos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.