São Paulo, sábado, 17 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ilhados, brasileiros se viram para conseguir chegar à Suíça

Quem abre mão da alternativa oferecida pelas empresas aéreas acaba gastando mais

Jornalista se lembra do caos aéreo brasileiro, estudante encontra um lado positivo, e administrador celebra 8 horas ao volante do carro


DA REDAÇÃO

Três brasileiros narram como lidaram com o caos aéreo:

 


CRISTINA AMORIM, 33
A jornalista passou quatro horas e meia ontem sentada no chão da estação ferroviária central de uma Amsterdã que "amanheceu cinza" devido à poeira vulcânica. Queria uma passagem para a Suíça, de onde embarcaria para o Brasil.
"Quando cheguei, havia 205 pessoas na minha frente só para o embarque internacional."
"Não acredito que isso está acontecendo de novo", conta. Em 2006, ela estava no primeiro voo a atrasar de Brasília para São Paulo quando o tráfego aéreo no Brasil colapsou.
Ela diz que é mais chique ficar retida em Amsterdã -mas também mais caro. O saldo da epopeia foi um bilhete aéreo Amsterdã-Genebra perdido e 200 gastos no trem -só havia primeira classe disponível.

LUISA NISHI COELHO, 19
Dando um tempo antes do cursinho pré-vestibular, a estudante achou que o momento era perfeito para sua primeira viagem internacional, que começaria com um encontro com a prima (correspondente da Folha em Genebra). Comprou passagem, fez a mochila e decolou rumo a Frankfurt.
"Estávamos chegando, e avisaram que pousaríamos em Milão", contou Luisa, oito horas após o desembarque, ao chegar a um hotel na cidade italiana de Stresa, a 90 km de Milão. Do hotel de luxo às margens do lago Maggiore em que está às custas da empresa, ela não reclama de esperar a poeira baixar.

PAULO FERRARI, 29
"Iria de um evento em Udine para Zurique, que tinha ainda o aeroporto aberto. Ciente do risco, aluguei um carro em Veneza, topando pagar a exorbitante tarifa de 500. A decisão se provou certa. Zurique viu o aeroporto fechar, e as 8 horas dirigindo não foram em vão", diz o administrador de empresas.


Texto Anterior: Saiba mais: Nuvem vem de efeito da água sobre magma
Próximo Texto: Paralisia cancela pelo menos 29 voos no Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.