São Paulo, Sábado, 17 de Julho de 1999
Texto Anterior | Índice

CAXEMIRA
Militar fala só em "patrulhas"
Paquistão admite incursão na Índia

das agências internacionais

O Paquistão admitiu ontem pela primeira vez que seus soldados cruzaram a linha de controle entre a Caxemira indiana e a paquistanesa. A linha é uma faixa estabelecida em 72 como área de trégua.
O general Parvez Musharraf, comandante do Exército paquistanês, afirmou que seus soldados cruzaram a linha para "um patrulhamento agressivo" da área.
A Índia vinha denunciando a presença de soldados do Paquistão lutando com os rebeldes muçulmanos na Caxemira, o que era negado veementemente pelo governo paquistanês.
Em Kargill, onde ocorreram os combates entre o Exército da Índia e os rebeldes, os guerrilheiros estão em retirada após serem pressionados pelo governo paquistanês.
Índia e Paquistão já travaram três guerras desde que ficaram independentes, em 1947. Duas foram pelo controle da Caxemira.
Os choques dos últimos meses foram os piores desde a guerra de 1971. Cerca de 1.200 combatentes de ambas as partes morreram em razão da luta.



Texto Anterior: Paraguai: Ex-presidente Cubas vai morar no Paraná
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.