São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HOMBRIDADE ÁRABE
Estudo diz que Iasser Arafat está 'amolecendo'

de Nova York

Personalidades masculinas dos mundos ocidental e oriental são objeto de estudo na análise do papel que a sociedade impõe a seus ídolos.
Dos Estados Unidos, uma das figuras mais estudadas em seminários sobre masculinidade é o ator Sylvester Stallone, que atuou em filmes violentos como "Rambo" e "Rocky, o Lutador".
Do mundo árabe, quem merece atenção é Iasser Arafat, o líder da Organização para a Libertação da Palestina. O modelo de masculinidade do líder palestino será, inclusive, tema de uma tese de doutorado a ser defendida até o final do ano que vem nos EUA.
De acordo com estudiosos da masculinidade, Arafat estaria começando a "amolecer", o que indicaria um início de mudança de mentalidade no mundo árabe, conhecido por ser avesso à democracia e por relegar a mulher a uma posição inferior.
As mudanças teriam começado com o casamento do líder palestino, o fato de ter tido uma filha e sua aproximação com o Ocidente.
Tom Cruise infantil
Nos Estados Unidos, ao contrário, a tendência seria de um endurecimento do papel masculino.
Uma das provas disso, segundo os estudiosos, é que o ator Tommy Lee Jones, visto como machão, é mais bem-aceito entre os homens norte-americanos do que o também ator Tom Cruise.
A personalidade de Cruise é considerada fraca, infantil e feminina. (JCA)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.